terça-feira, 16 de outubro de 2007

Em nome da Qualidade

Olá, galera!

Esse blog é pra nós escrevermos sobre Qualidade de Vida e outras "baboseiras", enquanto, antes ou depois... de curtirmos um bom e velho rock.

Enquanto pensamos sobre as abobrinhas que vamos postar, vou ali e já volto (por 'já' entenda-se "só Deus sabe quando").

Abraços,

José Carlos

5 Comentários:

Às 17 de outubro de 2007 às 15:26 , Blogger José Carlos disse...

Pensando sobre nossos cursos

Estive pensando sobre nossos cursos e a dificuldade que estamos tendo em mostrar às nossas clientes (as IES) os diferenciais que eles oferecem e o que eles podem propiciar a elas.

O diferencial básico dos cursos é a qualidade, devido à maneira como eles foram elaborados, a quem os elaborou, à qualidade das ementas e das bibliografias listadas, à experiência enorme de nossos professores como gerentes, professores, estudiosos de seus assuntos, à qualificação, titulação dos mesmos, à sua experiência vasta em lecionar no ensino superior e nas melhores instituições etc.

É verdade que não temos, justamente por isso, como oferecer muito baratinhos os cursos: nossa mão-de-obra, justamente por seu background e seu know-how, não tem como se sujeitar à remuneração à qual muitos outros se sujeitam, mesmo por que tem outras fontes de renda, como consultorias próprias (e bem sucedidas), atuação em elevados postos em empresas, atuação como professores em renomadas instituições etc.

Então, não há como colocar nossos cursos em faixas de preços que certas IES disputam. Por exemplo, o Gestão da Qualidade que temos não pode ser oferecido na faixa de R$ 160,00, mensais aos alunos, como já existem outros por aí.

Mas pode ser colocado, por exemplo, a R$ 300,00, mesmo seu valor sendo muito superior a este, dada sua qualidade intrínseca.

Então, e ele está na média de nossos cursos, temos cursos com uma qualidade muito acima mesmo de muitos dos melhores do mercado (o mais difícil é justamente convencer a FGV, e o IBMEC disso; a PUC e a ESPM reconhecem, mas não aceitam nossos cursos pq não somos de lá e pq muitos deles não são de seu core competence), mas com preço um tanto superior à faixa de preço inferior do mesmo mercado.

Resumindo, nossos produtos primam pelo valor (aqui grosseiramente entendido como a relação entre a qualidade e os preços dos cursos). Isto deveria ser suficiente pra que atraíssemos, em poucos anos, uma grande clientela.

Mas temos dificuldade em mostrar de modo efetivo, claro, ao mercado, nosso valor, pois, por não sermos ainda conhecidos, não conseguimos colocar os cursos e por não conseguirmos colocá-los, continuamos desconhecidos.

É o dilema Tostines ao contrário: “Nossos cursos vendem menos porque não somos conhecidos ou não somos conhecidos por que pouco vendemos?”

Pra romper com uma situação desse tipo, só conseguindo colocar os cursos. Aí, quando os clientes constatarem o valor dos mesmos, vai ser uma loucura. Temos como comprovante o fato de a IES que colocou nosso Gestão da Qualidade em Goiânia estar interessada em colocá-lo de novo, dada a satisfação dos alunos e o boca-a-boca que, em conseqüência eles estão gerando, tanto pro curso quanto pra própria IES.
Resumindo, e aqui peço a ajuda não dos universitários, mas dos nossos babilacas em marketing, que temos em bom número, necessitamos encontrar uma saída pro nosso dilema Tostines ás avessas. Só sei uma: colocar os cursos. Quando as clientes verificarem os cursos fluindo, aí elas se convencerão.

Mesmo fora do segmento que compete em preço, há ainda muitas IES por esse Brasilsão afora interessadas em valor.

A boa teoria, inclusive, prova que é mais o valor de um produto que lhe garante o sucesso no mercado, mas, no mercado, situação na qual nossos cursos ainda não se encontram. Ou seja, a boa teoria comprova que se o Tostines é mais fresquinho, ele tende a ter mais saída (se na mesma faixa de preço dos demais), por ter melhor valor.

Mas as clientes, pra perceberem que o Tostines é mais fresquinho, devem comprá-lo.

Como fazer as clientes comprarem?

Coloquei esse dilema mais que hamletiano no meu blog.

Por favor, queiram passar a acessar http://emnomedaqualidade.blogspot.com

Grato,

abraços,

José Carlos

 
Às 1 de junho de 2009 às 09:34 , Blogger José Carlos disse...

Prezadas e prezados integrantes da lista:

Aí vão algumas notícias, muitas sobre nossa causa: qualidade, gestão.

1 – Para a mais recente palestra da UBQ-RJ no Clube de Engenharia, houve um número de inscrições recorde, e a avaliação dos presentes quanto à palestrante, a consultora Débora Dias Gomes, fundadora do Grupo Esil Educacional, e à palestra, também foi ótima.

2 – No próximo dia 09/06, teremos o consultor/professor e palestrante internacional Jeffrey Hanson Costa, explanando sobre “As 10 leis da influência – como melhorar os resultados de suas negociações com clientes e colaboradores”. Sempre às 18 h, sempre no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124). Contamos com suas prestigiosas presenças.

3 – Se você e/ou sua empresa tem uma tarefa a fazer pra qual talvez necessite de alguma pessoa que já tenha experiência no assunto ou esteja passando pela mesma situação, sugiro o site www.43things.com; ele te linka com pessoas com tarefas semelhantes e possibilita que você converse com elas sobre o assunto, obtendo dicas e orientações práticas e preciosas. Muito útil pra pesquisas, monografias e quaisquer outras tarefas.

4 – CONJUNTURA GLOBAL PAUTA O XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
4 anos depois de promover na histórica Ouro Preto o XV Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade (CBQP) e o XXI Congresso Nacional de Círculos de Controle de Qualidade (CNCCQ), quando foi aboradado o tema “INOVAÇÃO”, a União Brasileira para a Qualidade (Seccional Minas Gerais) se prepara para realizar a 19ª edição do CBQP e a 25ª do CNCCQ.

Considerados os mais tradicionais e importantes Congressos no campo da gestão empresarial e principais espaços para a troca de idéias e experiências entre profissionais de gestão, líderes empresariais e outros setores da sociedade, os eventos acontecerão de 30 de setembro a 02 de outubro na nova sede da Fundação Dom Cabral (FDC), no Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, MG.

Participam da organização do evento representantes das Petrobrás, Fiat Automóveis, Vale, Gerdau Açominas, Cemig, FDC, Qualipro Consultoria, e Localiza rent-a-car, entre outras empresas de qualidade renomada.

O tema central dos eventos será: “A estratégia de gestão em ambiente de incerteza”.

Realizado a cada ano em um diferente estado, o CBQP ocorre desde 1985, a cargo das UBQ estaduais. O objetivo dos eventos é fomentar o debate sobre qualidade, excelência e processos avançados de gestão, apresentar as tecnologias inovadoras que agregam valor às organizações e capacitar e atualizar os participantes frente às mudanças da atualidade.

Resumido e adaptado a partir do nr 38 do SINERGIA – Publicação bimestral da UBQ.

 
Às 1 de julho de 2009 às 06:25 , Blogger Unknown disse...

Prezadas e prezados:

Temos algumas poucas notícias e dicas:

1 - Comunico que estou negociando vários Projetos de Pós Graduação, Aperfeiçoamento e cursos de Extensão com o Instituto de Gestão e Comunicação da FACHA, visando o fim desse ano ou início do ano que vem. Pra vocês terem uma idéia, o IGEC já se interessou por nada menos que 16 de nossos projetos de Pós, embora em um primeiro momento, pretendam lançar apenas cerca de um terço disso.

2 - A palestra da UBQ-RJ com Arlindo Charbel, do CB-50 da ABNT e da ONIP, sobre Normalização no Setor Petróleo e Gás teve mais pessoas presentes que o esperado. O conteúdo da palestra foi ótimo, e elogiado por presentes.

3 - Na semana que vem, em 07/07, teremos palestra de Fernando Hartmann sobre o Caminho do Yoga. Hartmann tem algumas academias de Yoga no Rio, trabalha no assunto há mais de 30 anos e tem livros publicados sobre o tema, além de participar de projetos sociais relacionados. O palestrante promete evento bastante participativo e prático. Convido-os a relaxarem um tanto na terça, no Clube de Engenharia (a propósito, estou iniciando meu próprio aprendizado em Yoga, sempre em busca de melhor qualidade de vida).

4 - Adianto o tema da palestra que realizarei em setembro, pela UBQ-RJ, cuja elaboração estou iniciando: SRM - Gestão do Relacionamento com as Partes Interessadas: AMOR é o nome do jogo.

5 - Aproveito pra informar duas dicas de sites imperdíveis sobre Sustentabilidade:

http://www.ideiasocioambiental.com.br/revista_conteudo.php?codConteudoRevista=302 e

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ecossistemas-poluidos-se-recuperar-em-uma-geracao&id=010125090629&ebol=sim,

por exemplo. Os sites IDÉIA SUSTENTÁVEL e INOVAÇÃO TECNOLÓGICA te deixam "no estado da arte" das notícias sobre ecologia, energias renováveis, comportamento sócio-ambiental das empresas etc.

Vale a pena assinar as newsletters, excelentes e diárias.

6 - Meu blog, sempre às ordens: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=1002760413954634032&postID=1684509729278273423&pli=1

Grato,

José Carlos

 
Às 4 de dezembro de 2009 às 06:56 , Blogger José Carlos disse...

8.

Prezados:

como participante ativo do movimento pela Qualidade (com Q maiúsculo) no Brasil já há duas décadas, decidi tentar acrescentar alguma coisa ao debate.

O que o emérito Professor Falconi faz hoje em dia é buscar mudar a mentalidade gerencial brasileira predominantemente burocrática pra uma abordagem que preze a busca de resultados, o chamado Gerenciamento por Diretrizes, pelos japoneses, ou Administração por Objetivos, na visão ocidental, algo pré-Planejamento Estratégico, e que nada mais é que estabelecer e buscar atingir metas (a mentalidade burocrática enfatiza o processo, a mentalidade estratégica enfatiza resultados).

Falconi e companhia no início dos 90 ficaram famosos pela ênfase no Controle de Qualidade (Controle Estatístico de Processo), mas, ao passarem ao mercado – eram acadêmicos da UFMG – abandonaram paulatinamente tal ênfase, por perceberem o relativo despreparo gerencial brasileiro em matemática e estatística básica e o nível ainda precisando de muito trabalho em conceitos bem mais simples, como o que ora enfatizam.

A Gestão da (ou pela) Qualidade nada mais é que um conjunto de técnicas, todas muito poderosas, as quais, basicamente, visam melhorar a qualidade e reduzir os custos da produção. Nenhuma empresa no mundo jamais conseguiu implementar todas elas em todas as suas unidades – e provavelmente seria antieconômico – normalmente muito poucas são implementadas, ou seja, existe ainda MUITO potencial pra melhoria.

Mas o mais importante não é melhorar a eficiência operacional – coisa que a informatização faz muito bem,por que a máquina não erra – é melhorar toda a gestão. E para isso, a melhor abordagem é fazer o que a Petrobras fêz no início dos 90: aderir à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), adotar os seus Critérios de Excelência, persistir com eles. Por coincidência ou não, ao mesmo tempo em que ganhou – o Abastecimento da Petrobras – o Prêmio Nacional da Qualidade, a empresa passou a anunciar uma série de descobertas (resultados), que vieram a ser conhecidos como o Pré-Sal.

Quanto à Inovação, aqueles Critérios também a abordam. As técnicas da Gestão da Qualidade se aplicam desde uma carrocinha de pipoca ou banca de camelô até laboratórios de testes da fusão nuclear.

Como Coordenador e Professor de cursos de Pós Graduação em Gestão da Qualidade, em Gestão de Processos, em Gestão de Serviços etc, já pensei em elaborar e implementar uma Pós em Gestão da Inovação, mas temo o que aconteceu com o Aperfeiçoamento em Seis Sigma que eu e minha equipe colocamos no COPPEAD, aqui no Rio, que não conseguiu o número mínimo de empresas e alunos interessados pra formar turma.

Resumindo, como dizem Clemente e muitos de seus felizes leitores, a questão é a gestão. E nosso enfoque hoje em dia não deve ser a Gestão da Qualidade; deve ser a Qualidade da Gestão, que é o que a FNQ (e a Pós que coordeno) enfoca.

Comentar

 
Às 10 de maio de 2010 às 13:15 , Blogger José Carlos disse...

Prezadas e prezados:

1 - o Professor Frederico Augusto, da lista, agora é Coordenador do recém criado Núcleo de Formação Executiva da Faculdade de Valença (RJ) e tem interesse em avaliar propostas de cursos a serem ofertados por aquele Núcleo ainda em 2010. Então, quem tiver cursos tipo Extensão (até 40 h) e mesmo de Pós prontos, é só me autorizar que mostrarei a ele, pra que analise e eventualmente lance naquela Faculdade.

2 - Também tem o Coordenador Frederico interesse em colocar uma Pós em Engenharia de Produção, tendo em vista que a Faculdade de Valença deu início a uma graduação no mesmo tema. Lembro que já iniciamos o projeto de uma Pós nesse tema, então, vamos concluí-lo? É a hora, pra lançarmos em Valença.

3 - Projeto antitrânsito leva brasileiro à Nasa
O estudante Fábio Teixeira venceu um concurso de inovação tecnológica e ganhou o passe para estudar dez semanas na Singularity University: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI138720-16353,00-PROJETO%20PARA%20ESCAPAR%20DO%20TRANSITO%20LEVA%20BRASILEIRO%20A%20NASA.html

4 - Um projeto muito bacana é o das cisternas que estão sendo construídas no sertão brasileiro. Elas conseguem ajudar a que se atinjam 7 objetivos do Milênio: http://www.rts.org.br/noticias/destaque-1/cisternas-podem-ajudar-a-atingir-sete-odm

5 - Prêmio Best Innovator da Época Negócios:
Participe do Prêmio de Inovação
Estão abertas as inscrições para o prêmio de Época NEGÓCIOS e A.T. Kearney que vai eleger as empresas mais inovadoras do Brasil. Prazo termina no dia 14 de maio: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI128606-16364,00-PARTICIPE%20DO%20PREMIO%20BEST%20INNOVATOR.html

6 - Blog do Élcio:



Dia do Profissional de Marketing - 08 de maio
Parabéns ao Profissional de Marketing!

Esta Ciência Social Aplicada estuda e investiga cientificamente a relação do homem com suas necessidades e desejos e a formação dos grupos sociais com poder de compra e dispostos a efetuar trocas que os satisfaçam, a partir de aspectos sociais, econômicos, políticos, comportamentais e filosóficos, contribuindo para o bem estar da coletivo... [leia mais
Cross Marketing


O cross marketing é uma ação promocional que engloba uma parceria entre dois ou mais fabricantes e/ou varejistas. A estratégia pode ser utilizada para incentivo de vendas e para possibilitar a venda casada... [leia mai

Field - excelente animação gráfica


Excelente animação gráfica feita em 3D M
Top Blog 2010
O blog avemarketing está participando da premiação Top Blog 2010, na categoria "comunicação". Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias. VOTE AQU

Leia também:



As coisas mudam...


Bullet Time


Cuidado para não misturar o mundo virtual com o mundo real

Siga o Avemarketing no twitter!


Muito grato,

abraço,

José Carlos
21 9177 5527, 24 8817 2655
SKYPE: qualivida8
MSN: qualivida8@hotmail.com
PLAXO: http://www.plaxo.com/profile/show/171800620653?src=myProfile&pk=3b3aa12befa2d9968778c8e7b18ab764afd9885d
A riqueza de uma nação depende das habilidades e conhecimento de seu povo - Adam Smith, A riqueza das nações, 1776

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial