terça-feira, 9 de novembro de 2010

Artigo

você está em home » conteúdo » artigos
Comunicação e Resultados
Mirian Coden - 2010-11-09


Várias características diferenciam a espécie humana das demais. Uma delas, em especial, é a habilidade em se comunicar.

Somos seres que temos, além das necessidades físicas, necessidades mentais e afetivas.

A parte da nossa estrutura intelectual que serve à comunicação precisa considerar todos esses aspectos antes de expressarmos algo, para que seja assertivo e gere harmonia.

Mas, o quanto dessa assertividade e harmonia conseguimos gerar conscientemente?

Comunicamo-nos, desde pequenos, de acordo com nosso aprendizado. Nossa comunicação, então, está baseada em nosso modelo cultural, bem como todos os resultados (materiais ou não) que obtemos em nossa vida.

Dependendo da forma como nos expressamos durante a emissão das informações, determinamos como essas serão recebidas.

Todos nós, seres humanos, temos a capacidade de “ler” as informações de várias formas. Os “dados” que recebemos nos são conscientes logo que chegam ao nosso sistema receptor, mesmo que leve um “espaço de tempo” para os organizarmos em forma de pensamentos.

Fazemos a leitura das informações e, então, expressamos um resultado que em um primeiro momento é um pensamento e logo após um comportamento. Ou seja, retomamos a informação recebida somada à nossa percepção dela e esse processo determina o resultado das nossas interações com o mundo.

E conforme nos expressamos recebemos como retorno um determinado tipo de produto.

Nesse movimento das relações humanas acontecem fatos bastante interessantes, por exemplo, muitas pessoas acham que não são entendidas, pois “falam, falam, falam e ninguém as entende”.

Por que dizem isso?

Porque a intenção ao comunicar é uma, mas a forma de fazê-la não expressa realmente o que se quer dizer. Quando isso acontece o resultado é insatisfatório.

Então, podemos concluir que a chave para termos resultados harmônicos por meio da comunicação está na forma de como a fazemos.

O conteúdo é muito importante e é a forma como o expressamos que determina os tipos de resultados que temos.

A forma de nos comunicar diz aos que recebem nossas informações se estamos sendo colaborativos ou destrutivos naquela interação. Se estamos colaborando com o crescimento mútuo das partes ou não.

Como a espécie humana se desenvolve de forma coletiva a garantia do desenvolvimento continuo da vida está na forma como interagimos. Nessa interação a comunicação é algo muito importante.

Estamos em um momento da humanidade em que há uma solicitação pulsante de aprendermos a nos comunicar de forma a construir a sustentabilidade ao invés de destruí-la.

E você, como se comunica? Sua comunicação constrói e colabora com o bem-estar de todos, inclusive o seu, ou não?
Mirian Coden

Mirian Coden
Especialista em Alinhamento Metassistêmico
NORTUS Centro de Excelência Humana

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial