quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Há 3 horas 0
Índice PMI aponta 1ª contração da indústria da zona do euro desde 2009
Por Marcílio Souza | Valor, com Dow Jones Newswires
LONDRES – A atividade industrial da zona do euro contraiu-se em agosto, pela primeira vez desde setembro de 2009. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da região, divulgado pela Markit, cedeu de 50,4 em julho para 49,0 em agosto, abaixo portanto da marca de 50, que separa contração de expansão.

O número é mais um sinal de que a economia do bloco formado por 17 países está perdendo fôlego, e sua divulgação prejudicou o desempenho do euro nos mercados cambiais. O dado marca “o fim de uma recuperação da atividade industrial que começou em outubro de 2009 na zona do euro”, disse o economista-chefe da Markit, Chris Williamson.

Na avaliação do economista do Société Générale James Nixon, “o cenário bastante ruim da atividade” mostrado pelo PMI é consistente com uma desaceleração do crescimento econômico na zona do euro para apenas 0,1% no terceiro trimestre em comparação com o segundo, ante a expansão de 0,2% registrada no segundo trimestre frente ao primeiro.

O PMI da Alemanha, a principal economia da área de moeda comum, cedeu de 52,0 para 50,9, chegando muito perto da linha que separa contração de crescimento econômico.

Williamson, da Markit, destacou que houve uma queda particularmente acentuada das novas encomendas para exportação na Alemanha, um importante contribuinte para o crescimento econômico no país, e que isso preocupa. “A zona do euro já não pode mais confiar no crescimento liderado pelas exportações de sua principal economia para ajudá-la a sustentar uma recuperação para a região como um todo”, disse ele.

Os PMIs apontaram para contrações na atividade industrial da França (49,1), Itália (47,0) e Espanha (45,3).

(Marcílio Souza | Valor, com Dow Jones Newswires)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial