segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Veículos
Modelo de produção vigente provoca mais recalls
Micheli Rueda (mrueda@brasileconomico.com.br)
31/01/11 11:13


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“O recall virou algo intrínseco ao modelo, pois todas as montadoras estão inseridas neste sistema”, disse Morita
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ComunidadePartilhe: .A convocação de veículos para reparos de defeitos tornou-se recorrente para os brasileiros. Para Marcos Morita, a terceirização da produção dificulta a identificação dos responsáveis pelas falhas.

Dentre os motivos para o maior número de convocações para reparos, Marcos Morita, consultor em marketing e planejamento estratégico, destaca o processo produtivo adotado pelas montadoras, que privilegia a quantidade produzida em detrimento da qualidade.

Confira abaixo os trechos da entrevista sobre o assunto concedida ao Brasil Econômico:

Por que a quantidade de recalls tem aumentado?

Basicamente quatro pontos têm influenciado no crescimento de recalls pelas montadoras. O primeiro deles é o aumento de produção. As empresas estão batendo recorde ano após ano, principalmente nos países emergentes, elevando a competitividade.

O segundo fator é a velocidade de lançamentos. O ciclo de vida dos automóveis encurtou. O Fusca, por exemplo, ficou 40 anos no mercado. As montadoras tinham tempo para encontrar os defeitos.

Outro elemento é a terceirização. Antigamente, era tudo verticalizado. A empresa participava de todas as etapas de produção, produzia do parafuso ao banco. Hoje, vem tudo de fora. Com isso, fica difícil encontrar um culpado por possíveis falhas.

O último ponto diz respeito aos consumidores, que tornaram mais conscientes. Antes o recall podia ser escondido, hoje não mais. As redes sociais auxiliam nisso.

O que pode ser feito para evitar os recalls?

O problema está no processo produtivo. A terceirização tornou-se parte do modelo de negócios que existe hoje. A urgência de produção leva aos defeitos. Não há tempo hábil para os testes.

O recall virou algo intrínseco ao modelo, pois todas as montadoras estão inseridas neste sistema. A empresa que demora para lançar um produto torna-se menos competitiva.
As montadoras coreanas se destacam, pois aliam design, qualidade, inovação e preço. Conseguiram vencer a questão da qualidade.

Qual seria a melhor estratégia para empresas envolvidas em recall?

Existe um estudo sobre o procedimento em caso de recall. As empresas têm que aliar rapidez, transparência e alinhamento de mensagem e procedimento. Isso vai revelar o grau de impacto que o recall terá sobre os consumidores.

Qual o impacto de um recall para a empresa?

Tudo depende da gravidade do problema que o veículo apresenta, quantidade de carros envolvidos no recall, a estratégia de recuperação e a frequência com que a empresa convoca recalls. Resolver o problema de uma tranca é mais fácil do que trocar o motor inteiro.

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