quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nassim Taleb ficou conhecido por criar o termo “Black Swan”, uma evento altamente improvável aos olhos das ferramentas matemáticas usadas para fins de controle de risco no mercado financeiro, mas que acaba acontecendo com mais frequência que o esperado por esses modelos.Quando ele percebeu isso, resolveu aplicar a idéia numa nova filosofia de trade. Por conta desses “Black Swans” acontecerem com mais frequência do que eles “deveriam, os preços das opções estariam mal precificados. O modelo mais aceito para precificar opções, o “Black-Scholes”, leva em conta uma distribuição normal nas variações de preços no mercado, o que diminui o peso dos “Black Swans”.
Em outras palavras, o preço dessas opções estaria “errado”, mais barato do que deveriam estar. Com essa conculsão em mente, Nassim produziu uma estratégia de compra de opções de compra e venda com baixo valor, aquilo que os traders de opções chamam de pózinho.Essa estratégia envolvia muita disciplina, pois poderiam se passar vários anos até que um “Black Swan”aparecesse. Ele se programou passar até 10 anos perdendo um pouco todos os meses na compra dos pózinhos, até que um evento pudesse compensar pelos prejuízos anteriores e ainda gerar um grande lucro.

Ele passou a ser motivo de chacota na corretora, pois mês após mês ele perdia dinheiro. A situação mudou em outubro de 1987, quando o mercado perdeu mais de 20% num único dia de negócios. Nesse dia ele enriqueceu.Imaginem o nível de disciplina necessário para manter uma estratégia por vários anos, mesmo com prejuízo, sabendo que esse prejuízo seria recompensado apenas no caso da ocorrência de um evento extramamente improvável?

Não estou dizendo que devemos ser teimosos com uma estratégia ruim, mas sim que qualquer boa estratégia envolve fases boas e fases ruins. Por que então não parar de operar nas fases ruins? Porque nós não temos comos saber quanto se iniciará a fase boa.Em primeiro lugar é preciso ter confiança na sua estratégia, ela precisa fazer sentido nos backtests e ser aplicável na prática. Em outras palavras, precisa ter uma expectativa matemática positiva.Além disso, o controle de risco precisa estar afiado, para limitar prejuízos nas fases ruins e maximizar os ganhos nas fases boas.

De outra forma, operaremos como a massa, que entra na compra próximo ao topo e sai fora com medo de perder mais próximo ao fundo do mercado.
Do ponto de vista emocional, qualquer trader precisa estar preparado para perder em algumas ocasiões, de forma controlada. Se você não está preparado para isso, não deve nem começar a operar.

Comentário: Já ouvi falar de muitos investidores vitoriosos e muitas "estratégias" de investimento vencedoras, Buffett, Soros, etc. Mas só agora soube da existencia desse Tal eb Nassim. Serve pelo menos como informação excêntrica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial