terça-feira, 17 de maio de 2011

Telefonia celular: acesso cresceu, mas qualidade piorou
Aumentou o acesso à telefonia celular - no começo dos anos 90, por exemplo, eram 800 mil celulares, hoje, mais de 200 milhões, mas nos últimos tempos, a qualidade do serviço está ficando muito pior. Todo mundo que usa celular vai concordar comigo.
E faço um desabafo: não estou aguentando mais. Ontem, estava no BNDES, para fazer uma entrevista com o ministro Mantega, e não conseguia falar. O modem da Vivo não funcionava. Fiz um comentário no twitter sobre isso e a quantidade de retweets foi grande. Cada um começou a contar o seu caso. A conclusão é que está havendo perda da qualidade geral de todas as operadoras.
Estamos na era da comunicação. As operadoras precisam ser apertadas pela Anatel para melhorarem a qualidade, investirem em infraestrutura. Outro dia, fui da Gávea ao Centro e a ligação caiu três vezes. Depois, voltou a funcionar, e a operadora me ligou em seguida para oferecer um novo pacote. Mas eu só queria que o serviço funcionasse.
Elas gastam muito em telemarketing para oferecer serviços e não para melhorar a cobertura. É da idade da pedra ter pontos cegos pela cidade.
A privatização foi um sucesso porque aumentou o acesso, fazendo com que o serviço fosse para mais gente, mas a qualidade está caindo.
Na semana passada, perguntei no blog se os internautas tinham problemas com as empresas de telefonia. Muita gente respondeu. Um leitor de Brasília, por exemplo, reclamou várias vezes com a operadora a respeito do sinal de cobertura e chegou a entrar em contato oito vezes com a Anatel.
Esse é o comentário da colunista de economia de O GLOBO sobre a qualidade dos serviços das operadoras de telefonia no Brasil (ao menos no Rio de Janeiro) atualmente. Como militante na área da qualidade, peço licença pra acrescentar o seguinte:
- a qualidade dos bens produzidos no Brasil, modo geral, vem melhorando desde 1990, mas em ritmo menor desde 2003, e sempre menos que melhora no exterior;
- a qualidade dos serviços – em geral – melhorou notavelmente desde 1990 – e principalmente após o advento do Código de Defesa do Consumidor – até fins de 1998
- a partir de 1999 a qualidade dos serviços (em geral, não só na telefonia celular) vem piorando, principalmente a partir de 2003.
A respeito dos sistemáticos descumprimentos de prazos (principalmente de grandes obras) frequentemente noticiados, podem-se acrescentar os seguintes comentários: são em geral maus sinais quanto à qualidade e aos custos respectivos. Qualidade de processos produtivos em geral é simplicidade mais objetividade, o que geralmente não se coaduna com longos prazos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial