segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CARROS QUE TE ENSINAM A ECONOMIZAR

Por JOSEPH B. WHITE
Lembra-se de quando seus pais brigavam com você por pisar fundo e desperdiçar gasolina? Agora seu carro também pode chamar sua atenção.

Tecnologias criadas para ajudar o motorista a dirigir de maneira mais eficiente, economizando combustível, estão aparecendo em muitos carros novos. As opções vão desde simples indicadores de consumo de gasolina até videogames interativos e um acelerador que empurra seu pé para trás quando você pisa com muita força no pedal.

As montadoras veem esses recursos como iscas para os compradores mais jovens com orçamento reduzido e que gostam de tecnologia. As novas funções também podem ajudar os fabricantes a cumprir normas de eficiência energética que estão sendo adotadas por vários países. Pesquisas indicam que esses alertas eletrônicos podem fazer uma diferença significativa no consumo de combustível, se o motorista realmente seguir os conselhos do sistema.

As montadoras estão pisando com cuidado nesse novo terreno. Elas querem envolver os clientes no esforço para economizar gasolina, mas não querem irritá-los e também não querem comprometer a segurança ao permitir que medidores que incentivam a economia distraiam o motorista. A maioria dessas tecnologias pode ser ignorada ou desligada se o usuário quiser.

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CloseMorgan J Segal Photography

Hyundai Veloster
Em um extremo dos recursos de treinamento do motorista está o Infiniti da Nissan Motor Corp. e seu "Eco Pedal". Esse acelerador, colocado no modo "Eco", empurra delicadamente seu pé para trás quando os computadores do carro decidem que você está pisando fundo demais. A Nissan começou a oferecê-lo como parte de um "pacote tecnológico" opcional, que inclui outros sistemas avançados de segurança.

Já o novo cupê esportivo de três portas Veloster 2012, da Hyundai Motor Co., oferece um videogame de economia de combustível programado na tela, que também exibe a localização do carro e os recursos de entretenimento e telecomunicações a bordo. O programa "Blue Max" mede a economia de combustível do carro a cada 10 minutos e dá uma pontuação. O motorista pode comunicar sua pontuação para outros proprietários de Velosters usando o Blue Link, a tecnologia de comunicação sem fio do veículo.

A economia de combustível é importante para o público-alvo do Veloster, que é a faixa jovem, diz Brandon Ramirez, gerente de planejamento de produtos da Hyundai Motor America. "A Geração Y gosta de videogames", diz ele, e por isso a escolha desse formato. Embora o carro acabe de ser lançado, os novos donos de Veloster já estão comparando resultados em um fórum on-line.

Não seria a primeira vez que os motoristas transformam a economia de combustível em um jogo. Alguns proprietários de carros híbridos e outros competem contra si mesmos e uns contra os outros fazendo "hiperquilometragem", ou seja, usando várias técnicas para reduzir o consumo de gasolina.

A Ford Motor Co. usa imagens de uma planta que vai crescendo à medida que o motorista dirige seu Fusion Hybrid com mais eficiência. E os híbridos Prius e Camry da Toyota têm mostradores que exibem com detalhes, em tempo real, a economia de combustível.

Um incentivo para as montadoras provarem esses recursos são as normas que o governo americano adotará em breve de eficiência energética, que darão créditos valiosos para aquelas que os instalarem nos carros. E os pesquisadores concluíram que sistemas que chamam a atenção do motorista com delicadeza dão bons resultados.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Riverside estão experimentando há cerca de cinco anos com maneiras de dar aos motoristas um retorno instantâneo sobre a eficiência energética de sua maneira de dirigir. Os pesquisadores dessa universidade equiparam os carros de cerca de 20 pessoas com dispositivos que transmitiam aos motoristas informações sobre quilometragem por litro em tempo real. Receber essas informações resultou em uma economia de 5% a 15%, dizem os pesquisadores.

Agora os pesquisadores estão embarcando em um estudo maior, de três anos, financiado com US$ 1,2 milhão do Departamento de Energia dos Estados Unidos. A meta é descobrir quanto o motorista pode economizar se receber informações detalhadas sobre a rota que proporciona mais economia de combistível, com base nas condições do trânsito e das estradas, juntamente com uma tecnologia de treinamento que dá ao motorista feedback instantâneo sobre seu desempenho.

A economia "pode chegar a 30% em cenários ideais", diz Kanok Boriboonsomsin, um dos pesquisadores do projeto. É um objetivo válido, porque reduzir o consumo de um carro em 30% por meio de alterações de equipamento — como materiais mais leves, novas transmissões ou motores menores — pode sair muito caro.

Mesmo assim, a palavra "ideal" é importante: as condições ideais para dirigir com economia de combustível não são fáceis de encontrar nem de manter.

Num teste de um dos veículos de teste da UC Riverside — um Nissan Altima todo modificado, cheio de computadores e antenas, a aceleração para sair do estacionamento fez o consumo em tempo real cair bem abaixo da meta mostrada na tela, de cerca de 8,5 quilômetros por litro para dirigir na cidade. O desepenho melhorou numa descida, mas ao se acelerar na rampa de acesso para entrar no trânsito da estrada, o consumo de combustível em tempo real caiu para quatro quilômetros por litro.

Michael Todd, pesquisador da UC Riverside que acompanhou o teste, diz que acelerar demais para entrar numa rodovia pode sobrecarregar o sistema de filtragem da exaustão. Assim, o carro não só estará queimando muito combustível, como também poluindo o ar a um índice superior à média.

A mensagem dos dados da UC Riverside é que mudanças relativamente pequenas no comportamento do motorista podem gerar reduções substanciais no consumo de combustível. O problema central, diz Todd, é que "as pessoas em geral não são ensinadas a economizar combustível" quando aprendem a dirigir.

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