quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Relatório do Banco Mundial aponta melhorias que facilitam negócios em 183 países
19/10/2011

Um novo relatório do IFC e do Banco Mundial, publicado hoje (19) conclui que 17 das 32 economias da América Latina e do Caribe implementaram reformas regulatórias para facilitar a prática de se fazer negócios para os empresários locais no ano passado. Chile, Peru, Colômbia e México permanecem na liderança regional das melhorias regulamentares e utilizam as novas tecnologias na melhora da transparência e no acesso à informação em toda a região.

O levantamento Doing Business 2012: Fazendo negócios num mundo mais transparente analisa regulamentos que afetam as empresas nacionais em 183 economias e as classifica em 10 áreas, tais
como a resolução de insolvência e comércio entre fronteiras. Este ano, o ranking de facilidade para se fazer negócios foi expandido para incluir o indicador ‘Obtenção de eletricidade’.

Países na Liderança

O Chile é o líder regional na facilidade de se fazer negócios, ocupa a 39º posição no ranking global. O país facilitou a abertura de empresas concedendo, de forma imediata, licença provisória para funcionamento de novas empresas e agilizou o comércio exterior através da implementação de sistema eletrônico para intercâmbio on-line de dados das operações aduaneiras. O Peru, que ocupa a posição 41º, fortaleceu a proteção ao investidor e aboliu a exigência de capital mínimo para as pequenas empresas.

A Colômbia está entre as 12 economias do mundo que mais fortaleceu a facilidade de fazer negócios em 2010 e 2011. Ela ocupa a posição 42º e tornou mais fácil abrir um negócio, pagar impostos, e lidar com o processo de insolvência.

Nos últimos seis anos, Colômbia, México e Peru estiveram entre as 40 economias mundiais que mais implementaram reformas para melhorar o ambiente regulatório para os seus empreendedores. Este ano, o México permaneceu se esforçando para melhorar o ambiente regulatório para as empresas, aliviando os encargos administrativos relacionados ao pagamento de impostos, melhorando o acesso ao crédito, e facilitando o processo de obtenção de licenças de construção, reformas. Tais reformas o permitiram galgar a posição 53º no ranking mundial.

“Governos na América Latina e no Caribe continuam a adotar novas tecnologias para facilitar a vida de empresas locais", declarou Augusto Lopez Claros, Diretor, Indicadores Globais e Análise, Banco Mundial. "Eles facilitaram o processo de pagamento de impostos, obtenção de crédito, operações de comércio exterior, e registro de propriedades."

O Brasil melhorou o sistema de informação de crédito, permitindo que agências de crédito privadas possam coletar e compartilhar informações positivas. O país ocupa a 126ª posição no ranking, pior do que a que ocupava no ano passado, quando estav em 120º lugar.

Cinco das sete economias regionais que facilitaram o pagamento de impostos o fizeram através da melhoria dos sistemas de submissão eletrônica. Paraguai e Uruguai melhoraram seus sistemas de informação de crédito através da introdução de plataformas on-line permitindo o acesso aos relatórios de crédito por instituições financeiras. Melhoras na tecnologia levaram a reformas na área de comércio exterior no Chile e Honduras.

"A atividade econômica é suportada por regras que aumentam a eficiência e transparência e sejam acessíveis a todos", declarou Sylvia Solf, principal autora do relatório. Novos dados mostram que os governos ao redor do mundo estão fazendo uso de novas tecnologias para facilitar o acesso as informações pertinentes e aumentar a transparência na regulamentação de negócios.

Na América Latina, 25 economias apresentam as exigências de documentação para o comércio exterior disponíveis on-line ou através de avisos ou editais públicos. Transparência e eficiência muitas vezes caminham lado a lado. Mundialmente, os processos comerciais são, em média, duas vezes mais rápidos nas economias nas quais as exigências de documentação são facilmente acessíveis.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial